A frase do título é de Ivy Ross, executiva americana com larga carreira nas áreas de inovação e design, que passou por empresas como Disney, Mattel, Calvin Klein e hoje ocupa a posição de VP, em nada menos do que o Google.
Claro que por “ambiente novo” entendemos um conjunto de características que envolvem pessoas, conhecimento, clima, sinergia, etc.
Mas e a estrutura física do ambiente de trabalho? Qual o papel do escritório, com suas mesas, cadeiras, equipamentos e decoração no desenvolvimento da motivação, inovação e produtividade das pessoas que nele trabalham?
Nestes meus vinte e poucos anos de envolvimento com a transformação de espaços corporativos, dos mais variados portes e setores de atuação, pude vivenciar verdadeiras renovações também nas pessoas.
O simples fato de estarem em um ambiente novo, com novos equipamentos e mobiliários, elevam os colaboradores a um novo patamar.
É como um reconhecimento, por parte da organização, da sua obrigação em oferecer as melhores condições para o desenvolvimento do trabalho.
Afinal, não é raro passarmos a maior parte de nossas vidas no ambiente de trabalho. Que seja, então, em um ambiente inovador e produtivo.
E para você, qual a importância do ambiente de trabalho para o seu desenvolvimento profissional?
Gostaria muito de ter sua opinião.
Alexandre Carneiro