Aconteceu na última quinta-feira, dia 12, o 3º Encontro do Circuito de Palestras 1item | Kinnarps com a presença de profissionais do ecossistema da arquitetura corporativa.
Como nas demais edições, o evento contou com o debate de dois temas importantes e atuais em nosso mercado: Padronização Hoteleira e Disruptivismo e Design & Build.
A abertura contou com a simpatia de Borje Jerner, diretor da Kinnarps do Brasil, dando as boas-vindas aos participantes.
Na sequência o arquiteto Eduardo Manzano, diretor da EM|DA Studio, discorreu sobre seus últimos projetos e tendências no setor hoteleiro, e aproveitou para desmistificar o termo arquitetura do luxo.
Foram apresentadas as 5 maiores tendências do luxo para 2018:
- A própria quintessência – obsessão pela “selfie” – “Porque minha auto-atualização é mais rápida, inteligente e mais exclusiva do que a sua”.
- VID – Very Important Data – as informações pessoais devem ser mais preservadas que todo dinheiro acumulado
- O retorno premium – o luxo solidário – luxo é ser solidário
- A economia extravagante – luxo é ter o que eu quiser na ponta dos meus dedos teclando em meu celular
- O luxo pós-demográfico – um mundo em que identidades, estilos de vida e expectativas sejam liberados do determinismo demográfico
Também tivemos a apresentação conceitual de Design & Build realizado pela arquiteta Vera Cacciacarro, trazendo o tema para reflexões entre os participantes.
Como a inviabilidade dos modelos atuais de contratação na arquitetura corporativa desafiam os seus players (arquitetos, gerenciadores, construtores e fornecedores)?
Deste questionamento surge a necessidade para substituirmos modelos desgastados e insustentáveis por novas formas de relacionamento e de estratégias, ou seja, um modelo colaborativo e com visão holística do processo.
Foi, então, proposta uma roda de debate entre os participantes para refletir sobre as questões de:
- LIDERANÇA: quem e como liderar e protagonizar um processo de Design & Build?
- COMPLEXIDADE: quais práticas emergentes podem ajudar, redefinir papeis, mitigar riscos e obter sucesso?
- OPORTUNIDADES: quais as oportunidades de transformação e inovação?
- ESTRATÉGIA: qual a estratégia para criar um modelo sustentável?
Ficamos com certeza de termos contribuído com mais um passo para a evolução do nosso mercado, e com a missão de continuarmos a trazer temas relevantes para debate.