Por Priscilla Bencke
Muito já escrevemos sobre a valorização do capital humano como uma estratégia de aumento de produtividade.
Bibliografias e pesquisas indicam que, quando os profissionais se sentem bem no ambiente de trabalho, acabam por produzir com muito mais qualidade.
É dessa forma que muitas empresas tem investido seus recursos em estratégias voltadas à qualidade de vida dos profissionais, tanto nas questões de organização interna, quando no reflexo dessas iniciativas no espaço físico.
Recentemente desenvolvemos o projeto arquitetônico para um ambiente corporativo, baseado em 3 estratégias ambientais que consideramos mais assertivas para o desenvolvimento futuro dos locais de trabalho. Nosso objetivo, além de melhorar a performance dos colaboradores e consequentemente a produtividade da empresa, também foi o de trazer mais qualidade de vida para todos os usuários do ambiente.
Seguem abaixo a descrição das 3 estratégias adotadas no projeto:
1) BEM ESTAR HUMANO
«Acreditamos que atrás de todo o profissional há um ser humano que precisa ser cuidado». Pesquisas indicam que quando as pessoas se sentem bem, elas passam a produzir muito melhor. Por isso, propomos a aplicação inteligente de elementos ambientais que influenciam diretamente na sensação de aconchego e bem estar.
- Inclusão de Vegetação e Elementos Naturais
- Valorização da Iluminação Natural no Ambiente
- Projeto Adequado para a Iluminação Artificial
2) FLEXIBILIDADE
Um ambiente de trabalho flexível é aquele que hoje consegue atender as necessidades da empresa, assim como daqui a 5, 10 ou mais anos. Nossa intenção neste projeto é propor espaços e mobiliários flexíveis, com múltiplos usos para que possa se adaptar a qualquer necessidade.
- Estações de Trabalho Compartilhadas
- Espaços Flexíveis e Multiuso
3) AMBIENTE SAUDÁVEL
Cada vez mais as pessoas estão buscando a qualidade de vida e, por isso, se preocupam mais com a saúde. Segundo a OMS o modelo de um ambiente de trabalho saudável é alcançado a partir das seguintes esferas: SAÚDE, BEM ESTAR e SEGURANÇA NO TRABALHO. O objetivo deste projeto, foi torná-lo uma referência, como um modelo de ambiente corporativo saudável, para que possa ser seguido.
- Inclusão de Mesas com Regulagem de Altura
- Ajuste dos Equipamentos conforme Ergonomia
- Distâncias Adequadas entre as Estações de Trabalho
- Ergonomia das Estações de Trabalho
Ficou curioso para conhecer esse projeto?
Disponibilizamos no Pinterest (clicando neste link) a Prancha Síntese deste concurso.
Quer saber como a 1item pode ajudar a sua empresa?
Entre em contato.
PRISCILLA BENCKE
Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.
Única profissional no Brasil com a certificação “Gepr.ArbeitsplatzExpertin”.