Antes de pedir para alguém abraçar a causa da empresa, vá lá você e dê um abraço nele.

Por Pedro Camargo

Um novo estudo mostra que os participantes que receberam ocitocina, hormônio conhecido por promover a ligação social são mais sincronizados quando estalam os dedos ou batem palmas, do que os indivíduos que receberam um placebo. Esse efeito também foi observado quando os pares de participantes, colocados em salas separadas batiam palmas juntos em uma relação líder-seguidor

Ao ficar de pé em uma multidão em um show, batendo palmas, as pessoas com níveis mais elevados de ocitocina sincronizam melhor com a batida da música do que aqueles com níveis mais baixos desta química.

Quando as pessoas sincronizam seus movimentos juntos, eles parecem gostar mais uns dos outros e têm maior sentimento de afiliação. A oxitocina é um hormônio natural que tem demonstrado promover interação social, como cooperação e afiliação. Mas agora sabe-se que ela também sincroniza movimentos.

Na pesquisa foi medido se o aumento dos níveis de oxitocina afetava como os pares de participantes batiam palmas juntos, sincronizados de uma maneira constante. Para tanto um grupo de pares recebeu oxitocina através de spray nasal, e outro grupo recebeu um placebo, também através de spray nasal.

Os resultados indicam que a oxitocina afeta de fato a sincronização entre os participantes, pois os seguidores no grupo de oxitocina foram menos variáveis em suas batidas à batida sugerindo que eles eram melhores em prever as palmas dos seus líderes.

Que a oxitocina é um hormônio natural que tem demonstrado promover interação social, como cooperação e afiliação nós já sabíamos, mas que ela sincroniza os ritmos das pessoas que está ligado ao ritmo interno ou circadiano natural. Portanto o corpo todo, inclusive o cérebro sincroniza-se também.

Assim, o efeito social da oxitocina pode ser explicado pelo seu papel na facilitação da predição na interação, mesmo na ausência de afiliação social, isto é, pessoas que estejam no mesmo grupo, setor ou departamento da empresa.

E como promover a ocitocina? Segundo Paul Zack com abraços. Isso mesmo abrace seus colaboradores e terás maior probabilidade de sincronia na equipe e no trabalho

Mais um estudo que contribui para a sua compreensão de como o comportamento humano é afetado por fatores biológicos, como a oxitocina afeta as relações líder-seguidor.

Sintonia é a condição em que dois sistemas que têm a possibilidade de emanar oscilações eletromagnéticas cerebrais na mesma frequência. Sincronia é o processo onde dois ou mais sistemas interagem entre si e começam a se moverem juntos. Tudo o que uma empresa precisa.

Quer os dois?

Vá lá, dê um abraço ou mais no seu colaborador, promova ocitocina e acerte seus ponteiros com o relógio biológico do seu colaborador.

Sintonia

 

Você terá uma equipe em sintonia e sincronizada até debaixo d´água!

 

 

 


Pedro Camargo

PEDRO CAMARGO

Pedro Camargo é consultor e docente em marketing, autor em neuromarketing e pesquisador em comportamento de biologia do consumo.

 

 

Deixe uma resposta