Ações práticas de administração e arquitetura para motivar seus colaboradores

Por Priscilla Bencke

Já passou o tempo da Revolução Industrial onde os colaboradores eram vistos como máquinas, hoje em dia, as organizações que valorizam o capital humano são as que detêm de melhor produtividade. Afinal, todos nós somos seres humanos e somos influenciados por tudo ao nosso redor, por comportamentos e inclusive pelos espaços onde estamos inseridos. Por isso, é importante que o local de trabalho seja um ambiente acolhedor onde as pessoas se sintam à vontade para produzir melhor.

Para melhorar o desempenho de seus colaboradores na organização é necessário que eles estejam MOTIVADOS. A motivação está ligada aos fatores internos, que são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades. E aos fatores externos, os que englobam o ambiente de trabalho, os estímulos ou incentivos que o mesmo oferece.

As organizações escolhem seus colaboradores por possuírem os requisitos necessários para a vaga e para o seu perfil, e por estarem aptos a exercer certa função. Mas para que o colaborador mantenha-se trabalhando, gostando do que faz, sentindo-se bem no ambiente e trazendo bons resultados, a organização deve buscar estratégias para motivá-lo, e isto ocorrerá através de ações voltadas aos colaboradores e também ao ambiente físico.

Abaixo algumas sugestões de ações voltadas aos COLABORADORES:

  • As tarefas a serem desempenhadas pelo colaborador devem ser apresentadas de forma clara desde o início, assim como as informações das regras da organização.
  • De tempo em tempo é importante dar um feedback ao colaborador, informando como está seu desempenho e se é preciso melhorar em algum ponto, e depois ouvi-lo para conhecer sua visão e até mesmo dar sugestões.
  • Oferecer treinamentos para aprimorar as competências e habilidades do colaborador e tornando-o cada vez mais engajado com seu trabalho.
  • Promover dinâmicas de grupo, para que haja uma integração dos colaboradores, tornando o ambiente mais agradável.
  • Oferecer prêmio por assiduidade, quando o colaborador não possuir nenhuma falta nem atraso durante o mês.
  • Lembrar da data de seu aniversário de seu colaborador é uma dica importantíssima, afinal quem não gostaria de receber um agrado e sentir-se especial neste dia.
  • Criar confraternizações entre os colaboradores para que se desliguem de suas tarefas por um momento e comemorem alguma conquista, como uma meta alcançada, novos clientes, uma data comemorativa que pode ser o Natal, o aniversário dos colaboradores do mês ou trimestre.

Abaixo algumas sugestões de ações voltadas ao AMBIENTE FÍSICO:

  • Investir em projetos de ambientação é fundamental para adequar o espaço físico aos colaboradores e ao tipo de trabalho que eles devem cumprir. O ambiente vai além do seu papel estético e passa a ser uma ferramenta para contribuir na motivação e engajamento dos profissionais.
  • Inserir vegetação e elementos naturais (painéis de madeira, imagens de paisagens,…) nos locais de trabalho aumenta em 15% a sensação de bem-estar e motivação dos colaboradores.
  • Criar ambientes específicos para os momentos de pausa, de preferência, ao ar livre. Um pequeno jardim ou terraço já é suficiente para relaxar respirando ar puro e sentindo a energia da iluminação natural.
  • Dividir as atividades de manutenção do ambiente com os colaboradores também é importante para estimular o sentimento de pertencimento ao coletivo profissional. Ações em grupo, onde cada um é responsável por algo e que todos são importantes para melhores resultados finais, também podem ser aplicadas no ambiente, como por exemplo: cada um cuidar com a limpeza da mesa de trabalho, com a organização dos armários, das plantas no jardim, entre outros.
  • Oferecer um ambiente em conformidade com as normas de segurança do trabalho, pois garantem o bem-estar físico dos colaboradores. Profissionais saudáveis são muito mais motivados e produtivos.
  • Independentemente do tipo de atividade que se deve desempenhar, é importante estimular o bom humor, inclusive através dos ambientes. As cores da ambientação são ótimas ferramentas para elevar o otimismo, assim como música ambiente e os aromas predominantes.
  • Dar liberdade de personalização dos espaços. Pesquisas indicam que objetos e características pessoais no ambiente criam vínculo entre o profissional e a empresa.

Conforme listado acima, através ações que combinem práticas voltadas aos colaboradores, com adequações no ambiente físico, é possível melhorar o desempenho dos profissionais, estimulando a sua motivação com o trabalho. É importante sempre lembrar que os principais resultados das empresas dependem de seres humanos, e como tais, são influenciados por pensamentos e sentimentos. Investir em capital humano é investir não só em colaboradores mais produtivos, mas também em um bem-estar coletivo maior. É disto que o mundo precisa!


Este texto foi escrito pelas profissionais: Kiane Dornelles, assistente administrativa da BENCKE ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES, e Priscilla Bencke, arquiteta, responsável pela Bencke Arquitetura e idealizadora do conceito QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces.

“Acreditamos que ambientes projetados com um olhar mais humanos serão ambientes de trabalho muito mais produtivos.”

Saiba mais em www.qualidadecorporativa.com.br


pricilla-bencke

PRISCILLA BENCKE

Arquiteta, pós-graduada em Arquitetura de Interiores, se especializou em Projetos para Ambientes de Trabalho na escola alemã Mensch&Büro Akademie.

Única profissional no Brasil com a certificação “Gepr.ArbeitsplatzExpertin”.

 

 

 

Deixe uma resposta